Seguidores

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sugestões para o Culto Doméstico


A seguir sugiro algumas alternativas que preparei para esses momentos familiares na presença do Senhor da Família. São sugestões simples que podem ser melhoradas ou modificadas conforme a necessidade. 


SUGESTÃO 1 – O que faz da casa um lar?

O objetivo é ajudar os membros da família a apreciar o seu lar e a fazer ao menos uma coisa para que seu lar seja um lugar mais feliz.

ANTES DE COMEÇAR... vamos pensar.

Raramente reservamos um tempo para, como família, pensarmos nas muitas belas maneiras pelas quais Deus nos ajuda a fazer de nossa casa um verdadeiro lar. Algum dia os filhos refletirão sobre o seu lar e reviverão recordações que nós construímos agora. Sobre o que irão pensar? Terão boas lembranças, por meio das quais renovarão as suas forças?
Deus quer construir belos lares cristãos através de nós.

1ª dia

  • Espalhe pela casa fotos dos pais antes do casamento, da época do namoro e do noivado.
  • Ser for feito durante o dia, conversem, respondam perguntas e falem sobre essa época.
  • No momento do culto, contem algumas curiosidades sobre esses dias antigos e enfatizem o cuidado que tiveram para que o sonho de uma família se tornasse real.
  • Se houver crianças, respondam as perguntas que de certo surgirão.
  • Leiam Salmos 127.1. Com crianças, utilizem a Bíblia na Linguagem de Hoje.
  • Conversem sobre o que entenderam do texto.
  • Se as pessoas se amarem, mas se Deus não estiver junto, as coisas não vão dar certo. Deus quer cuidar e ajudar as famílias a serem felizes, desde o início.
  • Cantem um cântico ao gosto de todos.
  • Orem agradecendo a Deus pela família que têm.

2º dia

  • Escreva em pequenos papéis, os sentimentos que existem em um lar (exemplos: amor, raiva, doçura, amizade, felicidade, perdão...) ou mostre desenhos que representem tais sentimentos.
  • Durante o culto, cada um retirará um papel, lerá o que está escrito e dirá se concorda ou não com tal sentimento.  Ou, se houver crianças muito pequenas, os pais podem ler e falar com exemplos concretos, um momento do dia a dia em que eles tenham vivido aquele sentimento.
  • Ler ou recitar o texto de João 3.16.
  • Comentar que o principal sentimento que constrói a família, é o amor. Deus é amor. Ele nos ama tanto que veio ao mundo para morrer em nosso lugar. É Deus que enche nosso coração de amor para que possamos dá-lo às pessoas.
  • Aproveite para falar da salvação se houver um membro da família que ainda não tenha Jesus como Salvador.
  • Peça para que cada um fale uma palavra de amor ou de apreciação para um outro membro da família.
  • Cantem um cântico ao gosto de todos.
  • Orem juntos agradecendo o amor de Deus.

3º dia

  • Comece pedindo a cada participante para escolher um objeto ou brinquedo que o deixe alegre ou que lhe traga boas recordações.
  • Deixe que cada um mostre o objeto e explique porque escolheu tal objeto.
  • Dizer que todos nós podemos ser instrumentos importantes para a alegria da família. Aquilo que pensamos, dizemos ou fazemos influencia na harmonia do lar. Para as crianças enfatize que as boas atitudes deixam todos felizes.
  • Que atitudes podemos ter para fazer a família mais feliz? Deixe que falem todos os que desejaram.
  • Deus deseja que a família seja muito feliz. Uma das maneiras disso acontecer é louvando o Senhor e agradecendo por todas as coisas que estão acontecendo. Ele nos enche o coração de alegria!
  • Leia em conjunto Salmos 145.1-4. Se não for usada a Linguagem de Hoje, explique alguns termos, como: exaltar, bendizer, digno, insondável, geração...
  • Cantem um cântico ao gosto de todos.
  • Orem juntos louvando o Senhor e agradecendo por tantas alegrias Ele nos tem dado.

4º dia

  • Leve uma caixa de presente para o culto, contendo diversos bombons apreciados por todos.
  • Pergunte o que acham que há na caixa. Aguarde as respostas.
  • Abra a caixa e deixe que todos vejam o que há dentro dela. Diga que cada um só poderá escolher um bombom para comer.
  • Comente que algumas vezes é difícil fazer escolhas corretas. Cada escolha que fazemos afeta não somente à pessoa que escolheu, mas às que estão próximas a si.
  • Do mesmo modo na família. O que cada um escolhe todos os dias, falar com bondade ou não, perdoar ou não, ajudar ou não, faz uma grande diferença no convívio de todos.
  • O que não agrada a Deus é pecado. Mas podemos escolher fazer o correto.
  • Leiam juntos Salmos 119.11. Diga que o salmista escolheu conhecer a vontade de Deus para não fazer escolhas erradas. Isso alegra muito o coração do Senhor.
  • Cantem um cântico ao gosto de todos.
  • Orem juntos pedindo a Deus que ajude a cada um nas escolhas que fazem, dentro e fora do lar.

5º dia

  • Conte a seguinte história:
Certa vez um homem que precisava viajar para um lugar distante, pegou o seu cavalo e, andando ao lado dele, começou a sua viagem. De repente alguém comentou: - Mas que desperdício, rapaz. Por que você não monta no seu cavalo? Se você for a pé, vai se cansar muito.
O homem agradeceu a sugestão. Montou no seu cavalo e continuou a viagem. Lá na frente outra pessoa falou: - Mas, que absurdo! Um homem deste tamanho montado num pobre animal! Você devia carregar o pobre cavalo.
O homem agradeceu o conselho. Pegou o cavalo nas costas e continuou a viagem.

  • Pergunte: O que há de errado ou absurdo na história? Será que temos carregado muitos cavalos também?
  • Podemos dizer que os problemas, os medos, o desânimo, são como uma carga pesada demais para carregarmos. Se apenas deixarmos tudo aos pés do Mestre, ele nos alivia a carga e salva a família de muitas tristezas.
  • Peça que cada um leia um versículo que pode ser chamado de remédio para essas doenças que ameaçam as famílias: Para a tristeza - Salmos 118.24; para o desânimo – Salmos 43.5; para o medo – Salmos 56.3; para a raiva – Salmos 37.8; para as dúvidas – Salmos 11.1a; para a insegurança – Salmos 4.3; para as lágrimas – Salmos 30.5b; para vencer os inimigos – Salmos 7.10.
  • Se puder, escreva os versículos em pequenos papéis, enrole cada um separadamente e coloque-os num pequeno recipiente representando um vidro de remédio com pequenos comprimidos.
  • Cantem um cântico ao gosto de todos.
  • Orem agradecendo a Deus porque Ele cuida de cada um da família e de todos, aliviando todas as dores e cargas.


Sugestões adaptadas do livro Passatempos e Brincadeiras para a Família, e da revista Sugestões de Cultos para Crianças.

6 comentários:

  1. Muito bom esse post. Que Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de post !!!!!agradeço a Deus primeiramente pela vida de vcs, que o Senhor a cada dia venham cobrir de bençao a sua família e que possam sempre ser instrumentos nas maos do Senhor !

    ResponderExcluir
  3. Comecei fazer o culto domestico com minhas filhas tem duas semanas , estava meio desorientada pois é difícil falar na linguagem deles , temos quer ter cuidado no que fala . tanto eu como meu esposo estávamos meios apreensivos , mais agora com esse post ficou muito mais fácil rsrrs . hoje mesmo vou seguir essas dicas maravilhosas . Que Deus nos der a cada dia sabedoria para educarmos nossos pequenos no caminho correto que é o caminho da verdade .

    ResponderExcluir
  4. Que bênção!! Que Deus continue abençoando este ministério.

    ResponderExcluir
  5. Olá! A paz!Vc nem imagina o qto tem me abençoado e à minha família com esse ministério... Tem sido bem edificante nossos cultinhos!Louvo a Deus pela sua vida !Bênção de Deus!

    ResponderExcluir
  6. Olá! A paz!Vc nem imagina o qto tem me abençoado e à minha família com esse ministério... Tem sido bem edificante nossos cultinhos!Louvo a Deus pela sua vida !Bênção de Deus!

    ResponderExcluir