Seguidores

sábado, 12 de fevereiro de 2011

MORDOMIA

 No dicionário online, a palavra mordomia se define como "Função do mordomo; mordomado", ou bem mais atual, como "Benefício concedido pelo Estado a altos funcionários, constante de morada, alimentação e serviços gerais."  Muitos conhecem o termo usado como sinônimo de dinheiro, ofertas, dízimos.

Numa abordagem bem mais ampla, entende-se mordomia como o ato de cuidar, de guardar e de, até mesmo usar algo que não é seu de modo honesto, chegando por vezes a multiplicá-lo. A tarefa do empregado chamado mordomo, possui uma amplitude muito maior dada aos cristãos por Deus.

A parábola dos talentos relatada na Bíblia, dá a exata dimensão do que o dono espera dos seus servos, ou o que Deus espera dos seus filhos ao entregar-lhes tarefas e talentos.  Talento não se refere apenas a dinheiro, mas a nós mesmos. O cristão é o mordomo de tudo o que ele é e de tudo que lhe é entregue.

O alcance do trabalho de mordomia inclui seu corpo, sua mente, suas ações, seu trabalho, seu falar, seu agir, sua família, a natureza, tudo o que Deus lhe tem dado e muito mais...

A seguir, um esboço de estudo preparado sobre o tema.

A VERDADEIRA MORDOMIA
2 Coríntios 8.1-15

  1. É dirigida a todos (vers.2)
  2. Produz verdadeira alegria (vers.2)
  3. Não é peso (vers.4)
  4. É privilégio (vers.4)
  5. É espontânea (vers.4)
  6. Produz melhoria de vida (vers.5)
  7. É entrega total (vers.5)
  8. Não possui limites (vers.5)
  9. É prova de amor a Deus (vers.6, 7 e 8)
  10. É fruto de maturidade espiritual (vers.11)
  11. Produz igualdade (vers.12 e 15) 
  12. Faz-nos lembrar que somos totalmente dependentes de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário