Seguidores

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Onde Deus Deseja Morar



“Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, nora, e o seu neto mais velho de quatro anos. As mãos do velho homem tremiam, e a vista era embaralhada, e o seu passo era hesitante. A família comeu junto à mesa. Mas as mãos trêmulas do avô ancião e sua visão falhando, tornou difícil o ato de comer. Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chão. Quando ele pegou seu copo, o leite derramou na toalha da mesa.
A bagunça irritou fortemente seu filho e nora: "Nós temos que fazer algo sobre o Vovô," disse o filho. "Já tivemos bastante do seu leite derramado, ouvindo-o comer ruidosamente, e muita de sua comida no chão". Assim o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá , Vovô comia sozinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar.
Desde que o avô tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele foi servida em uma tigela de madeira. Quando a família olhava de relance na direção do vovô, às vezes percebiam nele uma lágrima em seu olho por estar só.  Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele eram advertências acentuadas quando ele derrubava um garfo ou derramava comida.
O neto mais velho de quatro anos assistiu tudo em silêncio. Uma noite antes da ceia, o pai notou que seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeira. Ele perguntou docemente para a criança, "O que você está fazendo?"
Da mesma maneira dócil , o menino respondeu: " Oh, eu estou fabricando uma pequena tigela para você e mamãe comerem sua comida quando eu crescer." O neto mais velho de quatro anos sorriu e voltou a trabalhar. As palavras do menino golpearam os pais que ficaram mudos. Então lágrimas começaram a fluir em seus rostos.  
Entretanto nenhuma palavra foi falada, ambos souberam o que devia ser feito. Aquela noite o marido pegou a mão do Vovô e com suavidade o conduziu para a mesa familiar. Para o resto de seus dias de vida ele comeu sempre com a família. E por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou leite derramado, ou que a toalha da mesa tinha sujado.”
(Autor desconhecido)

A história acima nos tráz algumas questões que desejo levantar: Que tipo de lar tem sido o nosso? É um lar onde o próprio Deus deseja morar? É Ele o Senhor das nossas famílias? É fácil responder rapidamente um sonoro SIM, mas para ser a família que Deus deseja, é preciso que ela seja reflexo do próprio Deus.
A Bíblia, por suas páginas, nos apresenta o relato de diversas famílias e do papel que exerceram ao longo do cumprimento do plano de Deus. No livro de Gênesis encontramos a primeira formação da família; com Abraão e sua família, o início de um novo povo, o povo escolhido por Deus; na família de Noé, a esperança de melhores dias; com Rute e sua sogra, o exemplo da honra e de amor...
Foi no seio de uma família que o Salvador veio ao mundo. Quando em Seu ministério terreno, uma família singular o acolheu por diversas vezes. Era uma casa com apenas 3 irmãos que tornaram sua habitação um ponto de apoio para Cristo e Sua mensagem. O texto de Lucas 10.38-42 ainda nos mostra como deve ser tratado o Senhor Deus no lar: com primazia e com cuidado.
Foi no lar de uma mulher bondosa chamada Tabita, que muitos outros lares conheceram a salvação, pela bondade encontrada e pelo milagre ali ocorrido (At 9.36-46). Foi pelo temor ao Senhor e pela fidelidade de uma mãe e de uma avó, que o jovem Timóteo cresceu e se tornou um fiel discípulo do Senhor Jesus.
Todos os lares citados e muitos outros firmam nossa fé no Amor de Deus e no Seu cuidado pessoal com cada família aqui e por todo o mundo. Os testemunhos que as famílias da Bíblia e o testemunho que a sua e a minha família podem dar do amor de Deus, não devem terminar até o dia em que Cristo voltar.  
Onde Deus deseja morar?! No coração daquele que O aceitar, no lar que O acolher, na família que O fizer único e suficiente Senhor. Minha oração é que possamos reconhecer em muitas famílias da Igreja Esperança o próprio Amor, o Senhor Deus.
(Elaborado para o mes de Maio)
Diane
Educadora Crista e Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário