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sábado, 29 de janeiro de 2011

Funções Específicas do(a) Ministro(a) de Educação Religiosa Cristã - parte I


O ministro (a) de educação religiosa cristã possui algumas funções específicas que vale a pena serem aqui ressaltadas:

Função de Educador

Sua responsabilidade aqui é a de ajudar a igreja a desenvolver uma ótica educacional em tudo que ela faz. A adoração, os grupos de estudos bíblicos, os departamentos por faixa etária, o relacionamento entre os membros, enfim, tudo o que acontece na ambiência da comunidade cristã deve ser visto como aprendizado.
Na verdade, sua responsabilidade é dirigir, coordenar e organizar seu programa educacional. A essa pessoa devem ser dadas condições para que exerça seu ministério, sendo inclusive remunerada. Uma pessoa equipada com uma formação sólida para o ministério educacional ajudará a igreja a se tornar mais autêntica diante de sua comunidade, pois responderá melhor às reais necessidades existentes nela mesma. Não se pode negar, porém, que a maior parte do ensino ocorre, mais diretamente, através do programam educacional organizado. Este programa, entretanto, não deve apenas manter o estado das coisas existentes, mas se tornar um instrumento de progresso para a igreja.
Para o ministro(a) de educação religiosa cristã, isto significa que precisa desenvolver uma compreensão de seu objetivo e propósito, que determinam e controlam seu plano de ação. Ele é responsável pelo desenvolvimento de uma abordagem educacional na igreja por inteiro, incluindo os materiais curriculares e treinamento de liderança. Quando uma igreja compreende seu propósito e sua missão, as decisões tornam-se mais fáceis.

Função de Organizador e Administrador

Em qualquer tentativa de prover estrutura cujos objetivos podem ser alcançados, há necessidade de organização e administração. É dever do ministro(a) de educação cristã saber que muito de seu tempo e energia serão gastos nestas áreas, pois estes canais são meios pelos quais a igreja cumpre seu propósito e abre espaço para relacionamentos, tornando o programa educacional flexível a ajustes, de acordo com as condições e necessidades da comunidade cristã.
O ministro(a) de Daeducação cristã atua como provedor de recursos tanto materiais como humanos para que os objetivos sejam atingidos. É responsável em auxiliar os grupos ou departamentos a encontrar a estrutura e os recursos que os ajudarão a ampliar  sua possibilidade de alcance. A maior parte das denominações provê um programa educacional para as organizações. Este programa, entretanto, requer adaptação para as exigências contextuais da comunidade. O ministro(a) de educação sábio/a não ignorará a estrutura que a denominação provê, mas a usará criativamente, conforme o exigir a situação em que ele trabalha.

CONTINUA...

Da revista Educador - Juerp
 

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