Seguidores

sexta-feira, 10 de junho de 2011

DIA DO PASTOR

Me sinto privilegiada por ser filha de um Pastor. Além do mais, de um pastor que honra o título.

Merecedores de homenagens (nem sempre suficientes para honrá-los como devem), escrevi um pequeno texto e uma mensagem bíblica para a ocasião.

Se achar conveniente e houver tempo, utilize em honra a Deus e em homenagem aos pastores e pastoras.

A MISSÃO DA OVELHA

            Saiba que seu pastor precisa de você! Ele precisa do seu amor, da sua atenção, da sua obediência, do seu respeito, do seu companheirismo (até mesmo no silêncio), do seu abraço, do seu aperto de mão, da sua compreensão. Deus o separou com a missão de apascentar, orientar Seu povo, mas a Bíblia também deixa clara a exigência de que este rebanho precisa olhar, cuidar desse homem ou mulher. Leia Hebreus 15.7 e 1 Tessalonicenses 5.12.
            Como filha e ovelha, descobri ao longo da minha vida que não é nada fácil cumprir a missão específica que Deus lhe confiou. Participei de tantas lutas (ainda participo) com suas vitórias e dificuldades, orei e oro por seus anseios e alvos. Descobri que sua vida realmente não lhe pertence. Vivi e vivo sua preocupação em ajudar tantas pessoas a alcançar vitórias; sua tristeza e solidariedade ao ver uma ovelha se afastar do Único Caminho; sua alegria quando alguém vem lhe agradecer e louvar a Deus por sua vida, ao invés de somente pedir...
            Não apenas olhando seu ministério, mas esse homem preocupado com sua família, para que nada lhe falte, nem mesmo atenção. Colocando cada dia a vida de seus filhos aos pés de Cristo, para que se firmem nEle. Olhando por sua esposa e companheira, que diversas vezes precisa abrir mão de planos e anseios pessoais por reconhecer e fazer da vocação do marido a sua própria.
            O pastor precisa do amor incondicional de suas ovelhas. E só através disso é que ele, servo, poderá cumprir a missão que Deus lhe designou e que ele, homem, poderá ver a glória de Deus dirigindo sua vida, a vida da sua família e finalmente reconhecer que é um homem completamente realizado.
            Nós devemos apoiar o pastor orando sempre por ele e sua família (lembrando que vive problemas como os nossos), orando individualmente por todos os aspectos da sua vida (espiritual, físico, emocional, financeiro, social, vocacional, seu casamento), orando em equipe com outros membros, mandando recados de incentivo (os recados com pedidos ele recebe sempre!), falando palavras de encorajamento e não permitindo fofocas (quando ouvir pessoas criticando, ofereça-se educadamente a ir com elas falar com o pastor, para trazer entendimento e paz à congregação).
            Nós somos agentes ativos no cumprimento da vasta missão do pastor, e a minha oração neste dia, é para que o desejo de ajudar e ser bênção se perpetue a cada dia, sinceramente.

................................................................................................


O CORAÇÃO DE UM PASTOR

  1. O coração de um pastor é totalmente comprometido – At 26.16  Ef 3.7  1Tm 1.12

Paulo dá testemunho de que foi chamado para ser ministro de Deus.

    1. O coração do pastor é comprometido com a missão que lhe foi entregue, e dela deve viver.
    2. É comprometido com a vida de suas ovelhas e delas presta contas – Hb 13.17
    3. É comprometido com sua família, como pai e esposo – 1 Tm 3.4-5

  1. O coração de um pastor se preocupa...

    1. em ver Cristo na vida de cada ovelha – At 20.31  -  2 Co 12.20  -  Gl 4.11
    2. em reconhecer o crescimento espiritual de cada ovelha – 1 Ts 3

  1. O coração de um pastor chora...

    1. pela vida dos que se perdem – 2 Co 12.21  -  Fp 3.18,19
    2. quando o pecado impera na vida de suas ovelhas – Tg 4.1-12

  1. O coração de um pastor se alegra...

    1. em servir a seu Senhor -  2 Co 6.4-10  -  2 Co 12.10
    2. em ver o arrependimento, o crescimento e a dedicação da vida de suas ovelhas a Cristo – 2 Co 7.9-13  -  2 Tm 1.1-5

Conclusão

            A vida do pastor não é sua. O coração do seu peito não é seu. Desde o seu chamado a servir seu Senhor até que doa, chore ou ria pelas suas ovelhas. Precisamos, como ovelhas, entender que somos instrumentos em sua vida, que há uma dependência total entre ovelha e pastor.

            Deus opera na vida da igreja tanto pelo pastor como pela ovelha.



ATOS 26.16  - 
Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda;

Efésios 3.7
Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.

1 Tm 1.12
E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;

Hebreus 13.17
Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

1 Tm 3.4,5
Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);

Atos 20.31
Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

2 Coríntios 12.20
Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos;

Gal 4.11
Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.

1 Tes 3
1 ¶ Por isso, não podendo esperar mais, achamos por bem ficar sozinhos em Atenas; 2 E enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé; 3 Para que ninguém se comova por estas tribulações; porque vós mesmos sabeis que para isto fomos ordenados, 4 Pois, estando ainda convosco, vos predizíamos que havíamos de ser afligidos, como sucedeu, e vós o sabeis. 5 Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil. 6 ¶ Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós; 7 Por esta razão, irmãos, ficamos consolados acerca de vós, em toda a nossa aflição e necessidade, pela vossa fé, 8 Porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor. 9 Porque, que ação de graças poderemos dar a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus, 10 Orando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto, e supramos o que falta à vossa fé? 11 ¶ Ora, o mesmo nosso Deus e Pai, e nosso Senhor Jesus Cristo, encaminhe a nossa viagem para vós. 12 E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco; 13 Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

2 Co 12.21
Que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe para convosco, e chore por muitos daqueles que dantes pecaram, e não se arrependeram da imundícia, e prostituição, e desonestidade que cometeram.

Filipenses 3.18,19
Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,
Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.

Tiago 4.1-12
1 ¶ De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. 4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? 6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. 9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. 10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. 11 ¶ Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. 12 Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?



2 Co 6.4-10
Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias,
Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns,
Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,
Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda,
Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros;
Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos;
Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.

2 Co 12.10
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

2 Co 7.9-13
Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma.
Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio.
Portanto, ainda que vos escrevi, não foi por causa do que fez o agravo, nem por causa do que sofreu o agravo, mas para que o vosso grande cuidado por nós fosse manifesto diante de Deus.
Por isso fomos consolados pela vossa consolação, e muito mais nos alegramos pela alegria de Tito, porque o seu espírito foi recreado por vós todos.

2 Tm 1.1-5
1 ¶ Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2 A Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso. 3 Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia; 4 Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo; 5 Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário