A tarefa do ensino está prevista no Novo Testamento como imperativa e pertencente ao "projeto divino" para as igrejas. Em outras palavras, o ministério do ensino não é uma opção, mas uma determinação neotestamentária que deve integrar a vivência eclesiástica. Infelizmente, certas áreas de atuação eclesiástica têm sido historicamente enfatizadas (trabalho missionário e evangelístico, pregação, música sacra) como prioritárias em detrimento de outras, como a do ensino, a do aconselhamento, etc. Assim, vejamos como o ministério do ensino é apresentado no Novo Testamento:
a. Jesus ensinava - At 1.1.
b. O ensino faz parte da Grande Comissão determinada por Jesus - Mt 28.19,20.
c. As Escrituras foram escritas para o nosso ensino - Rm 15.4; 2 Tm 3.16,17.
d. A igreja primitiva incluiu o ensino em suas atividades normais - At 2.42 (proskarerountes, de aproskartereo, dedicar-se em, perseverar em, acompanhar continuamente); 4.18; 5.21,28,42; 11.26; 15.1,35; 18.11; 20.20; 28.31.
e. O ensino é um dom - Rm 12.6. Quem tem o dom de pastor deve também ser mestre - Ef 4.11 (tous ho poimenas kai didaskalous, observe que o artigo tous aparece apenas diante do substantivopoimenas (pastores), indicando que esse substantivo e o substantivo didaskalous (mestre) se referem a dois aspectos ou facetas de um só dom (Regra Gramatical de Granville Sharp). 1 Tm 4.13
Para que o ensino ocorra de forma adequada será necessário construir coletivamente o Projeto Pedagógico da igreja local que irá descrever os fundamentos e objetivos educacionais gerais, os objetivos educacionais contextuais, que serão definidos após o conhecimento do perfil da igreja local e o seu entorno, o modelo educacional a ser adotado, a matriz curricular geral/integrada a ser adotada, o processo de avaliação docente/discente e as demais questões operacionais para que a igreja tenha uma área e ação educacional efetiva para a formação de pessoas maduras do ponto de vista cristão. Em outras palavras, o Projeto Pedagógico se refere à descrição dos detalhes não apenas pedagógicos, mas especialmente operacionais e globais sugeridos para que cada igreja construa sua ação educacional. Assim, a elaboração de um projeto pedagógico para a igreja local necessitará ser construído localmente, com a participação coletiva de todos e
se integrar no projeto total da igreja local.
1. O projeto pedagógico mostra a visão macro do que a área educacional da igreja pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. Portanto, o projeto pedagógico faz parte do planejamento e da gestão educacional.
2. A capacidade de se transferir o planejado para a ação dar-se-á por intermédio do projeto pedagógico a quem cabe a operacionalização do planejamento educacional, em um movimento constante de reflexão-ação/transformação-reflexão.
3. A importância do projeto pedagógico está no fato de que ele passa a ser um rumo para as práticas educacionais dentro da igreja. A elaboração do projeto pedagógico da igreja deve ser uma ação intencional que deve ser construída coletivamente.
4. No meio educacional o Projeto Pedagógico também é conhecido como Projeto Político-Pedagógico: Político porque reflete as opções e escolhas de caminhos e prioridades na formação da pessoa, como membro ativo e transformador da sociedade em que vive (sal da terra, luz do mundo; vide também a oração sacerdotal em João 17.15ss). Pedagógico porque expressa as atividades pedagógicas e didáticas que levam a área educacional da igreja a alcançar os seus objetivos educacionais.
Por muito tempo o costume geral tem sido se ocupar com a prática da vida da igreja, sem grandes preocupações com as razões primeiras e fundamentais que devem nos mover e estabelecer os alvos que necessitamos alcançar. Numa linguagem simples, é costume fazermos primeiros e pensarmos depois. Desta vez convidamos a todos a um exercício diferente, pois antes de iniciarmos a elaboração prática do Projeto Pedagógico da igreja local será necessário demonstrar todos os seus fundamentos a partir de uma visão cristã da educação. Assim, vamos agora estudar os fundamentos teológicos e educacionais do Projeto Pedagógico. Isso vai requerer um pouco de paciência, mas irá cimentar o chão que será necessário palmilhar para a promoção de uma visão revolucionária para se construir a educação religiosa na igreja.
batistas.com/edu_religiosa/PlanoDiretor_Versao 3.1.pdf
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