Seguidores

quarta-feira, 23 de março de 2011

ESBOÇO de estudo bíblico em 2 Coríntios 8.1-15

- O termo “mordomia” tem uma conotação depreciativa em nossa língua. A palavra vem de MORDOMO, que significa O MAIOR NA CASA.
- Referia-se ao principal servo de uma família ou do palácio, e que tinha a responsabilidade de gerir os bens do seu Senhor. Ex: José.
- Tendo falado da grande alegria e alívio decorrentes das notícias que Tito trouxe, Paulo prossegue tratando do assunto da coleta que estava sendo levantada entre as igrejas gentílicas, para assistências às igrejas judaicas pobres de Jerusalém.
- Estes cristãos pobres haviam sido atingidos por vários surtos de fome durante o reinado do imperador Cláudio.
- Quando escreveu 1 Coríntios, Paulo já havia iniciado uma campanha entre as igrejas da Galácia e os coríntios, tendo ouvido a respeito, pediram permissão para participar (1 Co 16.1-4).

8.1 – Irmãos, queremos que vocês saibam o que a graça de Deus tem feito nas igrejas da província da Macedônia.
E agora, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia.
8.2 – Os irmãos dali têm sido muito provados pelas aflições por que têm passado. Mas a alegria deles foi tanta, que, embora muito pobres, eles deram ofertas com grande generosidade.
Em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e a sua profunda pobreza transbordou em riquezas de sua generosidade.

- Paulo volta a abordar o assunto da coleta iniciada no ano anterior pela igreja de Corinto, citando inicialmente o exemplo da igreja na Macedônia.
- A província romana da Macedônia compreendia a parte norte da Grécia, onde se encontravam as igrejas paulinas de Filipos e Tessalônica e também, possivelmente, uma igreja em Beréia (At 20.4)
- Paulo considera a liberalidade dos macedônios como sendo o resultado da graça de Deus em suas vidas.
- Deus é generoso (v. 9/ Rm 5.6-8 e 8.31-32/ Mt 5.45 e 7.11)
- onde a graça de Deus é verdadeiramente experimentada haverá evidências de amor e generosidade similares (Mt 5.43-48 / 10.8 / Rm 15.7 / Ef 4.32 / 5.1-2 / Fp 2.4-11 / Cl 3.12-13 / 1 Jo 4.7-12).
- A evidência da graça de Deus na vida dos Macedônios mostra-se em sua generosidade mesmo nas situações mais adversas (v. 2)
- O nascimento das igrejas na Macedônia foi acompanhado de oposição tanto contra a equipe apostólica quanto contra os novos convertidos (At 16.11 – 17.15).
- Elas estavam ainda sofrendo perseguições quando Paulo escreveu aos Coríntios (2 Co 7.5).
- os macedônios compartilhavam da coleta apesar da profunda pobreza deles (v. 2)
- Jesus havia dito aos 12 : DE GRAÇA RECEBESTES, DE GRAÇA DAÍ (Mt 10.8)

8.3 – Afirmo a vocês que eles fizeram tudo o que podiam e mais ainda. E, com toda a boa vontade,
Pois segundo as suas posses (o que eu mesmo testifico), e ainda acima delas, deram voluntariamente.
8.4 – pediram com insistência que os deixássemos participar da ajuda para o povo de Deus da Judéia e eles insistiram nisso.
Pedindo-nos com muitos rogos o privilégio de participarem deste serviço, que se fazia para com os santos.
8.5 – E fizeram muito mais do que esperávamos. Primeiro, eles deram a si mesmos ao Senhor e depois, pela vontade de Deus, eles se deram a nós também.
E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.

- Paulo testemunha que os macedônios fizeram tudo quanto puderam, segundo o que se esperaria deles; atenderam aos apelos NA MEDIDA DE SUAS POSSES.
- Mais ainda, Paulo acrescenta que eles fizeram MESMO ACIMA DE SUAS POSSES. Eles fizeram mais do que se esperaria deles.
- 3 palavras-chave sobre a coleta:
GRAÇA – os macedônios consideravam a oportunidade de contribuir como um privilégio (MAIS BEM-AVENTURADO É DAR DO QUE RECEBER – At 20.35) / PARTICIPAREM – palavra que indica o envolvimento deles como numa entidade maior, ato “ecumênico” de compaixão / ASSISTÊNCIA – tradução da palavra diakonia que reflete o fato de que a contribuição financeira era entendida como um MINISTÉRIO cristão.
- Paulo destaca que os macedônios não apenas entregaram dinheiro, eles se deram ao Senhor em renovada dedicação à Sua vontade, depois a Paulo e à sua equipe (reconhecendo assim o apostolado de Paulo), então, unindo-se a Paulo em comunhão, tudo reconhecendo e dependendo da vontade de Deus.

8.6 – De modo que pedimos à Tito, que começou a recolher essas ofertas, que continuasse e ajudasse vocês a completarem esse serviço especial de amor,
De maneira que exortamos a Tito que, como começou, assim também acabe esta graça entre vós.

- Paulo se motiva a entrar nessa questão com os coríntios devido à espantosa resposta dos macedônios (temor de que os coríntos falhassem nesse aspecto (9.1-5).

8.7 – Vocês mostram que, em tudo são mais ricos do que os outros: na fé, na palavra, no conhecimento, na vontade de ajudar os outros e no nosso amor por vocês.  E nesse novo serviço de amor queremos também que façam mais do que os outros.
Portanto, assim como em tudo tendes abundância: em fé, em palavra, em ciência, em todo o zelo e no vosso amor para conosco, assim também sobressaí nesta graça.
8.8 – Não estou querendo mandar em vocês. O que eu estou querendo é que conheçam o entusiasmo com que as igrejas da Macedônia deram ofertas, para que assim vocês vejam se o amor de vocês é verdadeiro ou não.
Não digo isto como quem manda, mas para provar, pelo zelo dos outros, a sinceridade do vosso amor.

- Paulo reconhece que aquela igreja excede em tudo: em tudo tendes abundância: em fé, em palavra, em ciência, em todo o zelo e no vosso amor para conosco .
- O final do versículo está na forma de uma ordem, mas Paulo prossegue qualificando sua exortação (v.8).
- sua palavra não se trata de uma ordem a ser obedecida, mas de um encorajamento – que os coríntios aproveitassem aquela oportunidade para demonstrar quão genuíno era seu amor e entrega a Cristo.
- o verdadeiro amor nunca nos deixa satisfeitos apenas com palavras; ele precisa expressar-se em atos de verdadeiro interesse (Lc 19.1-10 / 1 Jo 3.16-18)

8.9 – Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor de vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele.
Pois já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós, se fez pobre, para que pela sua pobreza vos tornásseis ricos.

- Para apoiar sua exortação em prol do amor em ação, Paulo cita como exemplo A GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, se referindo diretamente ao amor de Deus expresso em ação concreta de amor em prol da humanidade.
- Para entendermos corretamente, segundo evidências bíblicas, Jesus não era mais pobre do que a maioria dos judeus. Jesus e seus seguidores tinham dinheiro suficiente para prover auxílio aos mais pobres em situação ruim (Jo 12.3-6 / 13.27-29).
- muito provavelmente o que Paulo tem em mente é o drama todo da redenção, de modo especial a encarnação (Jo 1.10-11 / Fp 2.5-8)
- Jesus se fez POBRE (natureza humana) para que nos tornássemos RICOS (salvação).

8.10 – Minha opinião sobre o assunto é esta: é melhor para vocês que terminem agora o que começaram no ano passado. Vocês foram os primeiros não somente a ajudar, mas também a querer ajudar.
E aqui dou o meu parecer sobre o que vos convém: no ano passado fostes os primeiros, não só a dar, mas também a querer dar.
8.11 – Portanto, continuem e completem o trabalho. Façam isso com o mesmo entusiasmo que tiveram no princípio, dando de acordo com o que têm.
Agora, porém, completai o já começado, para que, assim como houve prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes.

- A exortação de Paulo não constitui uma ordem. A generosidade não é algo que se preste para ser ordenada (9.5,7).
- o principal intuito de Paulo era que os coríntios terminassem o trabalho que haviam iniciado.
- Alguns representantes das igrejas na macedônia estavam prestes a chegar e, se os coríntios ainda não tivessem terminado o trabalho iniciado um ano antes, ficariam embaraçados perante os crentes macedônios.
- Pouco importa quão fortes e boas sejam as intenções e os desejos, são infrutíferos se não se expressarem mediante ação.

8.12 – Porque, se alguém quer dar, Deus aceita a oferta conforme o que a pessoa tem. Deus não pede o que a pessoa não tem.
Pois se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não o que não tem.

- Muito provavelmente os coríntios ainda não haviam terminado o trabalho por considerarem o resultado do seu trabalho pouco.
- Paulo assegura a seus leitores que quando contribuem segundo suas posses, isso é agradável em consideração às circunstâncias de quem dá.

8.13 – Não estou querendo aliviar os outros e pôr um peso sobre vocês.
Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós aperto.
8.14 – Já que agora vocês têm bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajuda-los.
Mas para igualdade. Neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade.
8.15 – Como dizem as Escrituras: “ao que muito pegou, nada sobrou; ao que pouco pegou, nada faltou”
Como está escrito: o que muito colheu não teve demais, e o que pouco, não teve falta.

- Paulo procura evitar todo e qualquer mal-entendido acerca da coleta.
- Os coríntios não estão obrigados a dar mais ou sustentar a maior parte dos cristãos necessitados, enquanto outros cristãos ficam tranqüilos.
- Deve existir igualdade entre os cristãos.
- Paulo destaca que, no momento, os coríntios precisam ajudar os cristãos pobres de Jerusalém, mas que, se no futuro eles precisarem, serão amparados por quem tiver em melhor situação.
- Paulo ilustra a situação de igualdade com a experiência do povo que saiu do Egito e que recebeu o maná.
- Todos receberam conforme sua necessidade. Ninguém ficou com menos ou mais do que precisava.

3 comentários:

  1. Agradeço o estudo que colocou sobre 2 Co. 8 explicando versículo por versículo. O Senhor me deu essa Palavra ontem, e por mais que eu lia, não conseguia compreender o seu teor. Agora entendi perfeitamente o que Deus queria me ensinar... Deus abençõe muito a sua vida minha irmã Diane!!!
    Pr. Eduardo Delbem.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o estudo que colocou sobre 2 Co. 8 explicando versículo por versículo. O Senhor me deu essa Palavra ontem, e por mais que eu lia, não conseguia compreender o seu teor. Agora entendi perfeitamente o que Deus queria me ensinar... Deus abençõe muito a sua vida minha irmã Diane!!!
    Pr. Eduardo Delbem.

    ResponderExcluir
  3. Uma bela explicação, clara e simples, glorificado seja o Senhor pela sua inteligência.

    ResponderExcluir