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sábado, 19 de março de 2011

O Plano Diretor de Educação Religiosa Batista no Brasil - parte 2


A. Componentes do PDER

O PDER Batista no Brasil é composto de dois documentos:

·O Plano Educacional para as igrejas (PE-CBB): se refere ao plano da CBB para o atendimento às igrejas e abrange a área da estrutura da Convenção que estará disponível para dar esse atendimento. O PE-CBB demonstrará como as igrejas batistas serão servidas pela CBB, a partir de sua realidade como comunidade local. Refere-se também à descrição dos detalhes especialmente operacionais e globais que estarão disponíveis para atender às igrejas quanto à produção de literatura para atendimento não apenas dominical, mas também para a capacitação de liderança, despertamento vocacional, estudos na área missionária, material para a vida familiar e devocional; além disso oferta de assessoria para que cada igreja construa seu próprio projeto pedagógico a partir de sua realidade e necessidades locais. Isso vai requerer de todos nós uma profunda transformação na maneira de pensar denominacionalmente, alterando-se uma visão e ação centralizada na estrutura convencional, portanto centrípeta (voltada para o centro), para uma visão e ação centrífuga, isto é, que vai em busca do atendimento às necessidades das igrejas locais.

·O Projeto Pedagógico (PP): é um documento para a igreja, que descreve os fundamentos e objetivos gerais educacionais, o perfil da igreja local, os objetivos educacionais contextuais (Serão definidos após o conhecimento do perfil e entorno da igreja local.), o modelo educacional a ser adotado, a matriz curricular geral/integrada a ser adotada, o processo de avaliação docente/discente, etc. Podemos dizer que o Projeto Pedagógico é um planejamento de trabalho participativo que deve atender as necessidades de aprendizagens locais, estimulando à reflexão, a descoberta, a criatividade e a transformação da vida de modo a levar a pessoa a tomar parte na construção de sua história e do meio em que vive. Como geralmente se confundo educação com currículo e/ou literatura, é bom explicar que, tanto o currículo, quanto a literatura (conteúdo) vão ser elaborados e escolhidos a partir do Projeto Pedagógico e do qual fazem parte. Em outras palavras, o Projeto Pedagógico é um marco referencial de etapas a serem percorridas na busca da formação continuada da pessoa, tendo diversos componentes que serão explicados detalhadamente como segunda parte do PDER. Nesse caso preparamos uma cartilha para ajudar a igreja local a construir o seu próprio projeto pedagógico. É o documento mais importante do PDER, pois um dos seus mais importantes objetivos é que cada igreja local desenvolva o seu próprio projeto educacional, a partir das condições e necessidades locais, levando-se em conta a visão bíblica e cristã de educação. Esse é o ponto centro do PDER – que cada igreja consiga, ao longo do tempo, ter o seu próprio PP, à partir de sua realidade, de seus perfil, de suas necessidades e demandas. Sem dúvida, isso levará um bom tempo, mas os resultados daí advindos serão radical e positivamente transformadores de nossa realidade como igrejas.

batistas.com/edu_religiosa/PlanoDiretor_Versao 3.1.pdf

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Vamos Revolucionar a Educação Regiosa no Brasil

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    Pr. Ozéas

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