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sábado, 19 de março de 2011

O Plano Diretor de Educação Religiosa Batista no Brasil - Parte 1


Como já havia mencionado, passo a divulgar artigo da Convenção Batista Brasileira, encontrado no site www.batistas.com ou na Revista Educador - Ano XIX - 72 - 2011.

Introdução

O Plano Diretor de Educação Religiosa Batista no Brasil (PDER) se refere
ao plano para o atendimento às igrejas batistas no Brasil, de forma a abranger a área educacional da estrutura da Convenção Batista Brasileira (CBB) envolvendo o atendimento à igreja local, além da descrição dos modelos educacionais a serem sugeridos às igrejas locais. O atendimento às igrejas locais em suas necessidades educacionais abrange inúmeras ações, entre elas a produção de literatura, a oferta de estratégias e alternativas educacionais, a assessoria educacional, etc.

Fazendo uma retrospectiva histórica, é possível concluir que progredimos
consideravelmente na produção de literatura de qualidade, desenvolvemos um sistema de distribuição trimestral dessa literatura, currículos sequenciais, etc. Mas, ao longo do tempo fomos construindo o imaginário de que educação religiosa é literatura, currículo e sala de aula. A bem da verdade, fomos construindo uma educação baseada em conteúdos, podemos dizer uma educação conteudista. Com isso, as igrejas locais acabaram ficando dependentes integralmente da produção de literatura e da construção curricular em âmbito nacional a ponto de não conseguir, por sua própria conta, ter o atendimento de suas necessidades e demandas contextuais e locais.

Desta forma, com a desativação da JUERP, decidida em Assembleia da CBB
no Rio de Janeiro, RJ, no ano de 2006, foi entregue à Comissão de Educação Religiosa do Conselho da CBB o desafio de repensar a educação religiosa batista no Brasil. Diante do desafio, a Comissão foi campo procurando conhecer a realidade da área a partir das igrejas locais e dos líderes regionais, por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa.

Diante da complexidade do desafio e levando em conta o tempo necessário para a elaboração de um novo projeto que viesse atender as demandas e necessidades das igrejas locais e a dinâmica de um novo tempo de nossa denominação, a Comissão reconheceu que, antes de criar um projeto novo de educação religiosa, haveria necessidade de elaborar diretrizes que pudessem apontar e dar os indicadores para que se alcançasse com sucesso os objetivos que se esperavam.

Foi preciso mais de um ano para que as diretrizes pudessem ser elaboradas e
publicadas.1 Tal a importância de seu conteúdo, que as colocamos como um documento anexo a este PDER, para que todos possam consultá-las e utilizá-las como instrumento de avaliação continuada do andamento da educação religiosa batsita no Brasil. No ano de 2007, na Assembleia em Florianópolis, SC, a estrutura da CBB foi alterada e foi criado o Comitê de Educação Religiosa que assumiu o desafio de elaborar o PDER com o apoio de pessoal especializado na área. De lá para cá, o Comitê manteve o seu trabalho tendo a grata satisfação de apresentar aos batistas brasileiros este documento que apresenta diversas alterações no ato de se fazer educação religiosa, tendo descido a patamares mais profundos do processo ensino-aprendizagem, de modo a partir de uma teologia e filosofia de educação do ponto de vista cristão, para depois entrar no âmbito próprio do educar e de todos os necessários componentes para que se alcance com sucesso a capacitação de nosso povo nas mais variadas áreas do Cristianismo e da vida cristã.

Por isso mesmo, a sua implantação exigirá o investimento de tempo mais
delongado do que normalmente se espera, pois precisaremos reaprender como fazer educação dentro da igreja local, dentro das práticas denominacionais e institucionais. Além disso, transformar a maneira de pensar, transformar a nossa cultura educacional exigirá esforço e dedicação. Só para ilustrar, precisaremos, por exemplo, rever nossa concepção de educação religiosa, que geralmente, é centrípeta, isto é, parte de um centro – estrutura denominacional – e, no PDER, parte de igreja local.  O documento das Diretrizes está anexo ao final deste Plano Diretor. Outro exemplo, com o tempo as igrejas locais e seus líderes descobriram que a literatura denominacional oficial não atendia muitas de suas necessidades locais. Como resolver isso? Não há como produzir literatura particularizada para um país de dimensão continental. Uma pequena, mas profunda, alteração na maneira de pensar educação irá trazer resposta a esta tão urgente e importante demanda das igrejas locais – em vez de uma educação conteudista, buscou-se na história a educação orientada por objetivos educacionais. Este pequeno detalhe provocará profundas alterações na maneira de se conceber e se construir a educação religiosa e também a educação teológica. Daqui para frente a educação religiosa não será apenas currículo anual e literatura, isso é produto, mas o resultado de um processo que parte da Bíblia e do “chão da igreja”. Veja que teremos muito a repensar.

batistas.com/edu_religiosa/PlanoDiretor_Versao 3.1.pdf

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